La qualidade de um melão, incluindo sabor, aroma e textura, atinge seu ápice quando o teor de açúcar na fruta é elevado. Os melões doces necessitam de muita luz solar, temperaturas quentes, água adequada e devem estar livres de doenças e pragas. O teor de açúcar é classificado na escala Brix, que mensura a porcentagem de sólidos (tudo que não é água) no suco extraído da fruta. Esses sólidos não se limitam apenas a açúcares, mas também incluem aminoácidos, proteínas, minerais e vitaminas. Em outras palavras, as frutas mais doces apresentam sabores mais complexos e um perfil nutricional mais rico.
O índice Brix, frequentemente abreviado como “Bx”, resulta da interação entre genética, condições climáticas, solo e maturidade. Abaixo, você encontrará conselhos úteis sobre como aproveitar esses pontos fortes para cultivar os melões mais doces possíveis.
1) Escolha as variedades mais doces
Alguns melões são naturalmente mais doces devido à sua composição genética. Alguns fornecedores de sementes fornecem o valor médio de Brix de seus melões, mas para muitas variedades comuns, essa informação pode ser facilmente obtida por meio de uma rápida pesquisa na internet. Um valor Brix de 12 é considerado agradavelmente doce, 14 muito doce e 16 excessivamente doce.
2) Plante as sementes no início da temporada
É necessária uma temporada de crescimento longa e quente para uma maturação ótima e, consequentemente, um bom teor de açúcar. Inicie a germinação das sementes de melão em recipientes internos de pelo menos 10 cm, pelo menos seis semanas antes da data média da última geada em sua região, para que as mudas estejam bem estabelecidas quando o clima estiver mais quente. Se plantar as mudas ao ar livre com tempo frio, elas deixarão de crescer, então espere algumas semanas após a data média da última geada para fazê-lo, ou até que as temperaturas noturnas estejam consistentemente acima de 15°C.
3) Encontre seu microclima mais quente
O calor promove a produção de açúcares nos melões, então plante-os em um local que esquente no início da primavera e permaneça quente até o final de setembro. O lado sul de uma cerca ou parede é ideal, pois a estrutura absorve o calor e a luz solar, refletindo-os nos melões. Colocar os melões perto de um pátio ensolarado de tijolos ou outra superfície pavimentada também ajuda a criar um microclima quente para essas plantas tropicais. Essas medidas podem não ser necessárias no sul da França, mas em climas mais frios, os melões precisam de toda a ajuda possível para atingir uma maturação ótima.
4) Aproveite os raios do sol
Você não pode alterar o clima de sua região ou a quantidade de sol em seu jardim, mas há algumas dicas para aproveitar ao máximo o calor disponível em cada local. Cobrir o solo ao redor dos melões com folhas de plástico preto de jardim, que retêm o calor como uma superfície de asfalto, é um conselho essencial. Também é possível colocar coberturas de plástico transparente ou tecido sobre os canteiros de melão para criar um miniestufa. É necessário removê-las no início do verão, quando as plantas começam a florescer, para permitir que os insetos polinizem as flores. Volte a cobrir os canteiros no final do verão para garantir uma maturação ótima em climas frios.
5) Não amontoe suas plantas de melão
Os melões crescem em videiras extensas e não amadurecem eficientemente quando cultivados em espaços reduzidos. As mudas geralmente são plantadas em montes (três por monte) com uma separação de 60 cm em fileiras de 180 cm. Reduza o número de frutos para três melões por videira, pois assim mais nutrientes (e, portanto, açúcares) serão recuperados em cada melão. Se o espaço for um problema, construa uma treliça resistente e coloque os melões no lado sul da mesma, economizando espaço na cama e proporcionando melhor contato da fruta com os calorosos raios do sol.
6) O teor de açúcar começa no solo
O açúcar é produzido nas folhas por meio da fotossíntese e depois é enviado para a fruta. Quanto mais abundante for o crescimento das folhas, maior será o índice Brix. Para promover um crescimento vigoroso, misture 10-15 cm de estrume compostado nos canteiros de melões antes do plantio. Em seguida, acrescente um