As groselhas são regadas com água quente na primavera, pois é considerado um método eficaz e ecológico de combate a patógenos. Como fazê-lo sem prejudicar as plantas?
Anúncios
O mesmo procedimento é realizado com os arbustos de groselha. No entanto, é importante ter em mente que certas regras devem ser seguidas para maximizar a eficácia deste tratamento e não danificar as plantas.
Por que regar as groselhas com água quente
Este método tem sido utilizado há gerações antes mesmo de produtos de proteção de plantas serem conhecidos. Ele protege efetivamente os arbustos contra a invasão de pragas, especialmente ácaros da groselha, oídio, pulgões e também doenças fúngicas.
As pragas hibernam no solo e nos ramos dos arbustos. No passado, a água quente era aplicada apenas no solo ao redor do arbusto, mas agora o método foi modificado e é derramado sobre todo o arbusto. Isso permite eliminar até mesmo as pragas que hibernam nos brotos. Elas são sensíveis a altas temperaturas, e é por isso que a água quente as destrói eficazmente.
Alguns acreditam que este tratamento adicional melhora a resistência das groselhas às doenças, acelera o fluxo de seiva, influencia positivamente a produção de frutas e aumenta o tamanho e o sabor das bagas.
O tratamento térmico é realizado para os seguintes fins:
- destruição de larvas de ácaros e esporos de fungos do oídio;
- melhoria da resistência das groselhas às doenças;
- aceleração do fluxo de seiva;
- este tratamento na primavera tem um impacto positivo no nível de frutificação;
- após a conclusão do procedimento, o tamanho das bagas aumenta e o sabor melhora.
A rega na primavera com água quente é especialmente importante para as groselhas negras. Todas as variedades têm um aroma característico apenas das groselhas negras, que atraem pragas.
O tratamento térmico causa estresse, a planta sai do estado de dormência e inicia-se o mecanismo de processos biológicos. Os botões começam a florescer, o arbusto começa a ganhar força para a próxima vegetação.
Quando realizar o procedimento
Quando regar com água fervente para destruir o máximo de pragas e não prejudicar o plantio?
Recomenda-se prestar atenção a quatro pontos importantes.
O principal indicador é o clima. O tratamento deve ser realizado no final do inverno. O início da primavera é um conceito abstrato e começa em momentos ligeiramente diferentes em cada região do país. Portanto, o momento certo é indicado por uma temperatura do ar estável acima de zero e a neve derretendo. Não é necessário esperar até que ela derreta completamente.
Isso geralmente ocorre na primeira metade de março.
Durante este período, a planta estará em repouso e o tratamento não a prejudicará. Além disso, as pragas ainda não depositaram ovos (ácaros da groselha), então todas podem ser destruídas de uma vez.
Em segundo lugar, prestamos atenção ao estado dos arbustos. Avaliamos se os botões estão inchados e começando a estourar. Se sim, pode ser tarde demais.
No entanto, também é importante não realizar o tratamento muito cedo, pois você pode acidentalmente acordar a planta, que durante geadas tardias pode congelar. Por outro lado, o tratamento não prejudicará as pragas que ainda estão fechadas.
Como realizar o procedimento
Já sabemos por que vale a pena regar os arbustos de groselha com água quente, então vamos responder à pergunta de como fazer isso sem prejudicar a planta.
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que, embora seja necessária água fervente para o tratamento, a planta não deve ser regada imediatamente após a fervura da água.
A água deve ter cerca de 80 graus Celsius. Durante o processo de rega, ela esfriará mais 10-20 graus.
60-80 graus é a faixa de temperatura ideal que garante a eficácia na destruição de pragas sem o risco de queimar a planta. Recomenda-se medir a temperatura da água com um termômetro.
Para regar, usamos um regador – ele distribui melhor a água pelos brotos e a esfria mais lentamente. Deve ser de metal, pois o plástico pode deformar com água quente.
Não regue as groselhas diretamente do balde, um grande fluxo de água quente pode queimar a planta.
Se não houver regador, a água deve ser derramada do balde em pequenas quantidades, mas rapidamente, para que a temperatura da água não diminua.
Regamos todo o arbusto de perto, para que a água não tenha tempo de esfriar, não deixando nenhum broto ou área do solo onde os brotos crescem.
Regamos a uma distância não inferior a 10 cm dos brotos, e o próprio tratamento em um arbusto de tamanho médio deve durar cerca de 5 segundos.
Derramamos a água ao redor do arbusto a uma distância de 0,5 metros dos brotos. Verifique se as raízes não estão expostas. Se estiverem, cubra-as com um material impermeável para evitar queimaduras.
Lembre-se de que a água deve atingir diretamente as pragas para que o procedimento faça sentido.
Alguns jardineiros adicionam uréia ou permanganato de potássio ao tratamento para aumentar a eficácia.
Importante! Não regue as groselhas diretamente do balde, um grande fluxo de água quente pode queimar a planta.
Versão alternativa – regar as groselhas com água fervente
Recentemente, uma metodologia alternativa está ganhando popularidade, que alguns jardineiros consideram fundamentalmente mais vantajosa e segura – o uso de um dispositivo a vapor.
O vapor quente sob pressão é igualmente eficaz contra insetos e fungos e é considerado mais seguro para a própria planta. Qualquer gerador de vapor pode ser usado. A vantagem deste método é que não é necessário ferver grandes quantidades de á