Como remover uma árvore depois de a ter cortado? Não precisa de escavar o jardim. Experimente estes dois truques perfeitos!

Quando derrubamos uma árvore em nosso jardim, fica para trás o toco, que não apenas parece desagradável, mas também ocupa espaço desnecessário. Como nos livrar dele sem cavar ou usar equipamentos pesados?

Ao derrubar uma árvore, é sempre bom pensar bem antes. Isso é algo que qualquer pessoa que tenha plantado uma árvore entenderá muito bem, pois acompanha o crescimento dela e sabe o que é necessário para cuidar dela.

No entanto, há situações em que o corte de uma árvore é uma necessidade. Uma árvore grande em um terreno pequeno pode ser um problema, pois ela pode bloquear completamente a luz solar e suas raízes podem impedir o crescimento de outras plantas.

Também pode acontecer de uma árvore representar um risco para edifícios ou cercas, ou ter sido danificada por doenças ou pragas, e, em um vento forte, pode até se quebrar.

Independentemente da razão, o toco é um problema, pois leva anos para se decompor, dificulta o corte da grama e, se a árvore era jovem e vigorosa, brotos novos continuam a crescer a partir do toco.

Algumas pessoas optam por deixar o toco no lugar e o usam como decoração. Ele pode servir de base para vasos de plantas, especialmente se deixarmos o toco um pouco mais alto, por exemplo, um metro de altura.

No entanto, se quisermos nos livrar dele, podemos fazer isso rapidamente. É claro que a maneira mais rápida é usar equipamentos pesados para extrair o toco, mas nem sempre é possível. Também podemos cortar o toco e as raízes, mas também não é um trabalho fácil. No entanto, há uma maneira mais rápida e menos trabalhosa de fazer isso.

Pode ser feito em apenas 6 meses

Esta técnica é baseada em acelerar a decomposição do toco.

Com uma broca grande, faça o maior número possível de furos profundos e largos na parte superior do toco.

Despeje nitrato de amônio nos furos até o topo.

Em seguida, cubra o toco com solo ou envolva-o em plástico para evitar a evaporação do nitrato de amônio.

Você também pode usar ureia ou adubo orgânico rico em nitrogênio, como estrume.

O nitrato de amônio acelera o processo de decomposição pelo menos duas vezes: após 2 ou 3 anos, não haverá mais vestígios do toco.

Você também pode acelerar o processo de decomposição usando o fungo saprófita Peniophora gigantea, que decompõe tocos de árvores. Você pode comprá-lo em lojas de jardinagem e seguir as instruções da embalagem.

Este produto também funciona muito bem em compostagem, onde acelera significativamente a decomposição de galhos e folhas. Graças ao fungo, o material apodrece e se desintegra. Esse processo levará 6 meses para tocos pequenos e até 3 anos para tocos grossos e antigos.

Método mais rápido

Corte o toco o mais baixo possível. Ao redor do toco, do lado inclinado para baixo, faça furos com cerca de 15 centímetros de diâmetro. É recomendável fazer os furos o mais próximo possível do sistema radicular. E um furo no topo, no centro.

Coloque cerca de 300 gramas de sulfato de cobre (CuSO4) nos furos de um toco cortado com diâmetro até 30 centímetros.

Em seguida, regue o toco na área dos furos a cada 2-3 dias nos próximos 14 dias.

Na próxima etapa, despeje líquido inflamável nos furos e acenda-o. O toco será destruído em poucos minutos e só restará uma pilha de cinzas.

Este é um método muito bom, especialmente considerando que, além de remover o toco, obtemos solo livre de pragas e rico em minerais.

Deixe um comentário