Como cultivar o gengibre em vaso? Eis as respostas dos especialistas.

Cultivar gengibre em vaso não é tão difícil quanto parece, mesmo se você não tiver dedos verdes. Tudo o que você precisa saber são as ferramentas que deve utilizar e as medidas que deve tomar para que a planta cresça de forma saudável e natural.

De fato, o gengibre é um antisséptico natural que ajuda a purificar o organismo e fortalecer as defesas imunitárias. Embora muitas pessoas o usem apenas durante estados gripais, você pode incorporá-lo à sua dieta diária uma vez que aprecie seu sabor característico. Isso é o mais difícil, porque o gengibre tem um sabor tão peculiar que pode ser difícil de ingerir.

Para isso, é necessário incorporá-lo aos poucos em pratos onde possa oferecer seu sabor original. Geralmente é usado para realçar o sabor de sopas, caldos ou vegetais cozidos como espinafre e cenoura.

Gengibre: Uma Planta Tropical

O gengibre pertence à família das Zingiberáceas, assim como o cardamomo e a cúrcuma, famosos por suas propriedades nutritivas. São consideradas especiarias com poderes curativos mágicos, utilizadas principalmente na culinária tradicional indiana.

A planta de gengibre tem flores alaranjadas ou amarelas e folhas verdes exuberantes e finas. É uma planta perene que pode atingir um metro de altura. Sendo uma planta de origem tropical, aprecia especialmente uma área quente e protegida.

Gengibre em Vaso: Dicas de Especialistas

Para começar, compre rizomas orgânicos ou raízes de gengibre orgânico. De fato, a raiz de gengibre vendida em supermercados passou por um tratamento anti-germinativo.

Em seguida, adquira um vaso amplo e profundo, pois as raízes precisam de muito espaço para se desenvolverem adequadamente. Melhor ainda se você usar um canteiro de jardim ou uma jardineira grande. Quanto ao solo, prepare-o misturando 50% de composto maduro e 50% de areia e argila. O composto ajuda a nutrir a planta, enquanto a areia e a argila ajudam a reter uma certa umidade útil para o crescimento dos brotos.

Para isso, o solo deve ser bem drenado. Isso não significa que a água deve ficar estagnada. O solo precisa estar úmido, mas não encharcado, então regue uma vez ao dia, preferencialmente à tarde.

A raiz de gengibre pode ser colhida aos 5 meses após o plantio e apenas quando as folhas estiverem murchando. O plantio deve ocorrer entre o outono e o início do verão em um ambiente que não ultrapasse os 15°C.

Deixe um comentário