O abacate é uma das frutas mais nutritivas recomendadas pelos nutricionistas. Sua abundância em gorduras saudáveis faz dele uma fruta perfeita para diversas receitas, tanto salgadas quanto doces. Sua polpa macia e tenra pode ser o ingrediente principal de uma variedade de molhos.
Sabia que é possível cultivar abacate em casa a partir de um caroço? Basta seguir alguns passos simples para ter um em sua própria casa!
Como cultivar um abacateiro: Passo a passo
O que você precisa:
- 1 caroço de abacate
- 4 palitos de dente
- 1 frasco
- Comece mergulhando o caroço em água quente a uma temperatura entre 35 e 40°C por cerca de 30 minutos.
- Em seguida, limpe bem o caroço e insira os palitos de dente em distâncias iguais ao redor dele.
- Pegue um frasco cheio de água e coloque o caroço dentro, mantendo a parte superior fora da água e o resto imerso.
- Substitua a água do frasco quando estiver turva.
- Coloque o frasco em um local quente, longe da luz solar direta, até que brotem um caule e pequenas raízes. Isso pode levar de 2 a 6 semanas.
- Espere até que mais folhas cresçam e as raízes atinjam cerca de 1 a 2 centímetros antes de plantar o caroço em um vaso.
- Escolha um vaso grande com solo rico em nutrientes. Faça um buraco no centro e plante o caroço, garantindo que a extremidade fique exposta.
Como cuidar das suas mudas?
Uma vez que seu jovem abacateiro esteja bem plantado, coloque o vaso em um local onde receba luz solar.
Regue a planta regularmente para manter o solo úmido, sem deixar que a água fique estagnada.
Se perceber que as folhas estão secas e escuras, sua planta pode estar precisando de mais umidade. Coloque o vaso na pia e deixe a água escorrer bem.
Por outro lado, se as folhas começarem a amarelar e murchar, é sinal de excesso de água. Nesse caso, evite regar a planta por alguns dias para reduzir a umidade do solo.
Se você cuidar bem do seu abacateiro, logo poderá colher seus próprios abacates! Além disso, o abacate oferece muitos benefícios para o organismo. É rico em antioxidantes, fibras, gorduras insaturadas, cobre, vitaminas B5 e B6, vitamina K, fósforo e zinco.