Cultive o seu próprio gengibre no jardim ou em casa, num vaso. Nós dizemos-lhe como o fazer

Zázvor: Como Cultivar e Beneficiar Esta Preciosa Planta em Casa

Originária da região subtropical do sul da China, o zázvor é uma planta valiosa na medicina caseira como um remédio contra vírus e resfriados. No entanto, a qualidade deste rizoma adquirido nas lojas muitas vezes é questionável. Nunca se sabe quão fresco é ou se está em processo de decomposição antes mesmo de ser cortado com uma faca. Portanto, não é uma má ideia tentar cultivá-lo em casa. Seguindo algumas regras básicas, até mesmo um iniciante pode lidar com isso.

O Zázvor como uma Planta Doméstica

Nas regiões do sul da China e do norte da Índia, o zázvor tem sido uma cultura valorizada tanto por suas propriedades de sabor, que são excelentes na culinária, quanto por sua capacidade de tratar várias dificuldades corporais. Esta planta é um eficaz eliminador de bactérias, vírus e fungos, promovendo a cicatrização de feridas e reduzindo processos inflamatórios dentro do corpo. O mais eficaz é o zázvor fresco, que é difícil de encontrar nas lojas tchecas.

Plantando em Vasos e Canteiros

Às vezes encontramos rizomas de boa qualidade que podemos usar como base para o nosso próprio cultivo. Um rizoma utilizável é reconhecido pela casca brilhante sem rugas e áreas secas, e não deve ter brotos vegetativos quebrados, que são pequenos protuberâncias na superfície do rizoma.

Depois de trazer um pedaço de qualidade para casa, mergulhe-o em água morna por cerca de uma hora para inchá-lo e amolecê-lo. Em seguida, podemos cortar o rizoma em pedaços menores. As áreas cortadas devem ser levemente secas. Coloque essas mudas preparadas em vasos. No entanto, tenha cuidado para não plantá-las muito profundamente; é melhor colocá-las em buracos rasos e apenas cobri-las levemente com solo.

Cuidando do Zázvor

A escolha do recipiente é melhor se for raso e largo, para fornecer espaço suficiente para o sistema radicular da planta. O solo deve ser o mesmo utilizado para o cultivo de plantas de interior, contendo turfa, areia grossa e uma mistura de húmus. Não deve ser muito pesado para não impedir o crescimento das mudas.

Após a germinação, coloque o vaso em um local ensolarado e aguarde cerca de 2-3 semanas até que as primeiras folhas apareçam. Depois, transfira o vaso para uma área de sombra parcial a total. Regue com água parada ou da chuva, que deve estar morna. Você pode fertilizar com adubo comum para plantas de interior. Para um crescimento ideal, o zázvor precisa de alta umidade do ar, que pode ser fornecida borrifando regularmente as folhas ou colocando o vaso perto de um umidificador de ar. No entanto, cuidado para não encharcar o substrato, pois isso pode levar ao apodrecimento.

Durante os meses mais quentes, você pode transplantar a planta para um canteiro ao ar livre em um local de sombra parcial. Pode permanecer no solo durante o inverno, mas quando o caule e as folhas começarem a secar, suspenda a rega e retome apenas na primavera.

Pouco tempo após a germinação, o rizoma da planta começará a se espalhar horizontalmente e novas plantas vão brotar. Essas podem ser retiradas do solo, as partes verdes removidas e as raízes usadas na cozinha conforme necessário. No entanto, certifique-se de deixar algumas para o próximo ano.

Deixe um comentário