Árvore de jade, com apenas uma colherada deste ingrediente floresce lindamente

A cúrcuma pode proporcionar muitos benefícios ao organismo, mas também é boa para as plantas, embora possam surgir dúvidas.

Originária da culinária indiana, é uma especiaria amplamente utilizada na cozinha, conhecida por sua cor vibrante, sabor característico e propriedades excepcionais: anti-inflamatórias e antioxidantes. Além de embelezar qualquer prato, a cúrcuma vai além.

Considerada uma aliada versátil em casa, a cúrcuma pertence à família Zingiberaceae e é usada tanto para fins medicinais quanto alimentares, oferecendo uma série de benefícios, cada um mais importante que o outro.

Tratando Doenças com Cúrcuma

Não é por acaso que é usada para tratar várias patologias, como o meteorismo e até mesmo para contrariar o colesterol alto, além de auxiliar na digestão, tornando o processo mais fácil e rápido.

Com suas excelentes propriedades antioxidantes, antivirais e antibacterianas, a cúrcuma atua em diversos problemas, tornando-se indispensável na cozinha e no jardim. Aparentemente, a cúrcuma é uma aliada no tratamento das plantas, independentemente do problema.

Aqueles que a consomem em grande quantidade devem ter cuidado. Estudos mostraram que a ingestão prolongada de cúrcuma ou suplementos pode causar danos hepáticos ou até mesmo interferir em alguns medicamentos.

Por esse motivo, o Ministério da Saúde desaconselha totalmente o uso de cúrcuma para pessoas com cálculos biliares e problemas na vesícula biliar.

Efeito Fungicida da Cúrcuma e Repelente de Insetos

No jardim, seu efeito fungicida produz excelentes resultados. Ela cura feridas causadas durante a jardinagem, elimina insetos e parasitas das plantas que, a longo prazo, poderiam levá-las à morte.

Além disso, alivia picadas de insetos e regenera pelos. Pode ser utilizada em cortes errôneos para reparar danos causados por animais ou ramos quebrados.

Para uso em plantas, basta misturar cúrcuma com água em temperatura ambiente, formando uma pasta que deve ser aplicada na área afetada.

Tratamento de Oídio

A cúrcuma é especialmente eficaz no tratamento do oídio, uma doença fúngica das plantas. Para isso, é necessário fazer uma mistura de cinzas e cúrcuma.

Usa-se duas partes de cinzas para uma parte de cúrcuma. Espalha-se essa mistura diretamente sobre a planta doente e aguarda-se para ver os resultados surpreendentes.

Cúrcuma contra Insetos e Irritações na Pele

Enquanto trabalha no jardim, é possível que seja picado por insetos ou sofra irritações na pele. Nesse caso, a cúrcuma pode ser utilizada, pois possui efeito calmante, anti-inflamatório e desinfetante, aliviando instantaneamente qualquer desconforto.

Seu odor penetrante também afasta parasitas e insetos das plantas, especialmente formigas. Basta polvilhar o pó diretamente sobre a terra e o efeito começa imediatamente.

Deixe um comentário