As estacas únicas de gerânio funcionam em qualquer altura do ano e salvam mesmo as plantas doentes: propagação expressa de uma a 100

Padrão para a Multiplicação de Gerânios a partir de Estacas

O período padrão para multiplicar gerânios a partir de estacas é no início da primavera ou no início do outono. No entanto, se você não estiver satisfeito com a aparência de suas plantas, por exemplo, ou estiver lutando contra algumas doenças desagradáveis, você pode multiplicar os gerânios (Pelargonium) a qualquer momento durante o ano. Tudo o que você precisa fazer é seguir o procedimento correto.

Como Multiplicar Gerânios por Estacas

Cuidar dos gerânios é relativamente simples, pois estas plantas não são exigentes e sobrevivem em quase todas as condições. Apenas o excesso de umidade ou, pelo contrário, a seca prolongada pode prejudicá-los. No entanto, com a idade, frequentemente perdem a atratividade. Seus caules se tornam esguios, as inflorescências diminuem consideravelmente e também perdem suas cores vibrantes. Se você notar algo semelhante em seus gerânios em vasos, então é definitivamente hora de preparar estacas.

No entanto, para que as estacas se desenvolvam, você precisa preparar as plantas-mãe com antecedência. Se você não estiver com pressa, uma semana antes de retirar as estacas, alimente suas plantas com uma solução de água e cinzas (2 colheres de sopa de cinzas para 1 litro de água). Ao mesmo tempo, reduza a rega. Para a multiplicação, escolha as partes superiores dos caules, com 2,5 a 5 centímetros de comprimento. Eles devem ser fortes, não muito esticados, de preferência com 3 a 4 pares de folhas. Corte os caules com uma faca limpa desinfetada, por exemplo, com álcool.

Cuidados com as Estacas de Gerânios

Corte os caules da planta-mãe (preferencialmente em ângulo reto), deixando uma distância de pelo menos 5 mm do último par de folhas. Em seguida, deixe-os secar por 3 a 4 horas. Este procedimento ajuda a evitar a formação de podridão no corte, que poderia destruir completamente as estacas recém-plantadas. Finalmente, trate as feridas de corte com carvão vegetal triturado, que servirá como desinfetante. Nunca corte as folhas dos gerânios, pois elas promovem uma rápida formação de raízes nas mudas.

Para o plantio, use um substrato arejado com adição de areia. Plante as estacas nele e pressione firmemente o solo ao redor delas. Esta compactação é necessária para evitar a formação de bolhas de ar que poderiam perturbar o desenvolvimento das raízes. Em seguida, transporte o vaso para um local mais fresco, protegido da luz solar direta. Se começar a notar murchamento, cubra as estacas com um copo ou filme plástico, o que aumentará a umidade do ar.

Mais Cuidados com as Estacas de Gerânios

A rega das estacas deve ser mais moderada e cuidadosa – a água não deve chegar às folhas e caules. Até que as estacas enraízem, mantenha a temperatura estável entre 18 e 24 °C. Estacas saudáveis geralmente enraízam cerca de um mês após o plantio. Você saberá disso quando novas folhas começarem a aparecer. Transplante essas estacas para vasos individuais após dois meses e cuide delas como de costume.

E quanto ao enraizamento de pelargônios na água? Isso pode ser usado se você tiver muitas estacas e quiser que elas desenvolvam raízes rapidamente. Mas lembre-se de que existe um risco significativo de desenvolvimento de processos de decomposição e perda de toda a planta com essa técnica de propagação. Portanto, para garantir, use várias mudas separadas em recipientes com água e estimulador de crescimento.

Deixe um comentário