Os quintais antigos ou casas com jardins costumam estar repletos de verdadeiros tesouros. Os pregos enferrujados, porcas, parafusos e itens similares geralmente são considerados excedentes em vez de escassos. Considerando o preço dos materiais novos, descartá-los raramente é uma opção viável, mas isso não significa que devem ser jogados fora. Na verdade, esses itens podem ajudá-lo de uma forma bastante incomum. Você tem plantas de interior ou aquáticas em casa? Então continue lendo.
Água cheia de ferro benéfico
Pegue uma garrafa plástica comum e encha-a de água. Em seguida, coloque os pregos dentro. Se a garrafa tiver um volume de meio litro, seis pregos enferrujados serão suficientes. No caso de outros volumes, ajuste a quantidade adequadamente. Deixe os pregos de molho por alguns dias e agite ocasionalmente. Quando a água adquirir um tom marrom escuro, use a infusão dos pregos como rega. Basta borrifar levemente o solo com ele, duas vezes por mês.
Adubação com ferro para plantas aquáticas
Esse truque não é tão novo quanto parece. Na verdade, os antigos aquaristas já o utilizavam. Eles recomendavam enterrar alguns pregos enferrujados no fundo do aquário (obviamente devidamente desgastados para a segurança dos peixes). O ferro liberado pelos pregos nutre as plantas e as torna maiores, mais saudáveis e mais bonitas. Hoje em dia, essa deficiência geralmente é tratada com fertilizantes comerciais, mas se você preferir evitar produtos químicos em seu aquário, pode experimentar tranquilamente os pregos.
Adubação eficaz com cascas de ovos
No entanto, nem sempre o principal problema com a aparência não saudável das plantas é a falta de ferro. Muitas vezes, o cálcio está mais em jogo. Se suas plantas de interior ou jardim estiverem carentes dele, parecerão pouco saudáveis e terão uma coloração relutante. No entanto, as cascas de ovos podem ajudar com isso. Meia colher de chá de cascas de ovos moídas contém de 1.000 a 1.500 miligramas de cálcio, o que, aliás, é cerca de 90% da dose diária recomendada para humanos. Para nós, no entanto, esse cálcio é menos acessível.
E como preparar o adubo de cascas de ovos para plantas de forma simples? Você só precisará de um liquidificador e algumas cascas de ovos.
Seque bem as cascas de ovos e misture-as ou triture-as até obter um pó fino.
Misture-as com o solo e incorpore-as às raízes das plantas.
Uma planta precisa de cerca de uma a duas colheres de chá (dependendo do crescimento).
Como usar um saquinho de chá
Mas você também pode usar outro resíduo de cozinha para nutrir suas plantas – os saquinhos de chá em infusão. Os saquinhos de chá contêm taninos e outros nutrientes, que são, entre outras coisas, fertilizantes naturais eficazes para o solo. Se você tiver saquinhos de chá naturais, pode enterrá-los no solo e eles se decomporão sozinhos. No entanto, nos saquinhos artificiais, você precisará esvaziar o chá antes de usar. Esse tipo de adubação beneficia muito, por exemplo, rosas ou gerânios.
Pó de café como fertilizante
Outro resíduo de cozinha comprovadamente adequado para adubar plantas é o pó de café. Ele contém vários nutrientes essenciais – nitrogênio, potássio e fósforo. Esses nutrientes são liberados gradualmente, tornando-o recomendado principalmente como cobertura morta. Basta espalhar uma camada fina de pó de café no canteiro ou na superfície do vaso e regar bem. Quer mais um benefício? Ao adicionar pó de café, você atrairá minhocas. E isso definitivamente é útil.