A preparação pré-sementeira é um processo frequentemente negligenciado e subestimado pelos jardineiros. No entanto, isso não está correto. Isso permite maximizar a eficiência e a qualidade das futuras colheitas.
Após a realização deste procedimento, você pode semear com segurança as sementes para o cultivo de suas próprias mudas.
Os jardineiros experientes recomendam preparar as sementes de tomate e pimentão pelo menos um mês antes da semeadura para o cultivo de mudas.
A maioria dos patógenos dessas plantas de hortaliças, especialmente os fungos patogênicos, se espalha pelo material de plantio. Portanto, deve ser desinfetado. Isso ajuda a destruir bactérias e fungos presentes na superfície das sementes.
As substâncias químicas presentes no permanganato de potássio (hipermanganês) podem afetar a estrutura da casca da semente. Isso acelera e facilita o processo de germinação.
O clorexidina também pode ser usada. É uma solução antisséptica bucal especializada, eficaz no tratamento de doenças gengivais e dentárias.
Se você desinfetar as sementes com permanganato de potássio, prepare uma solução concentrada de cor violeta escura. Coloque as sementes na solução.
Deixe agir por cinco minutos. Remova, seque e armazene em local seco.
Para o tratamento pré-sementeira, mergulhe as sementes por cinco minutos em uma solução de clorexidina (solução pronta). Em seguida, seque-as com um pano, deixe secar e armazene em local seco.
Muita sorte na próxima temporada de jardinagem!