A proteção dos pequenos frutíferos é um procedimento crucial para desfrutar de uma boa colheita das árvores frutíferas. Isso evita danos devido às flutuações repentinas do clima, o que poderia comprometer sua futura produção de frutas.
Você precisa saber quando realizar o tratamento, como preparar as árvores, que produtos usar e, acima de tudo, por que as árvores devem ser pintadas de branco?
Qual é o propósito de pintar as árvores?
A casca da árvore tem uma função protetora contra os impactos negativos do ambiente externo, como variações de temperatura, geadas, sol, vento, roedores e pragas.
Devido às geadas intensas, a casca pode congelar; com a queimadura do sol, ela se descola e se desprende. Como resultado desses danos, doenças e pragas penetram na árvore, enfraquecendo-a e levando-a à morte prematura.
Portanto, o branqueamento tem os seguintes objetivos: proteger a casca das árvores contra as flutuações de temperatura no início da primavera e no inverno.
Devemos branquear as árvores jovens?
Existe o mito de que não vale a pena branquear os plantios jovens, pois a solução pode queimar a casca jovem e interromper o crescimento do tronco.
Esta opinião está correta?
Usando uma solução concentrada à base de cal, você pode realmente danificar a casca de uma árvore jovem. No entanto, se for adequadamente diluído ou se você usar um produto especialmente preparado para branqueamento de árvores jovens, não causará danos e certamente ajudará.
Quais árvores devem ser branqueadas?
Hoje, as lojas de jardinagem oferecem muitos produtos prontos para branqueamento. No entanto, muitos jardineiros preferem o antigo método de fazer uma mistura branca.
Isso é uma solução mais barata, mas você precisa saber o que adicionar para que não escorra da casca após a primeira chuva e não deixe manchas no chão.
Os produtos prontos contêm ingredientes antifúngicos e bactericidas que fornecem uma boa proteção ao tronco da árvore. As substâncias mais resistentes são aquelas à base de acrílico.
No entanto, em comparação com os branqueadores de cal, eles são menos permeáveis, então não são recomendados para uso em árvores jovens.
Cal
Um material bastante comum para branqueamento é a tinta branca à base de água. Após a aplicação, forma-se um filme resistente na casca que a protege. Para conferir propriedades protetoras contra pragas, são adicionados preparados à base de cobre.
Muitos jardineiros ainda pintam suas árvores frutíferas com argamassa de cal.
Como preparar uma solução à base de cal?
É simples: dissolva 2,5 kg de cal apagada em 10 litros de água.
Para evitar que a cal seja lavada pela chuva muito rapidamente, adicione 0,1 kg de cola de madeira e 0,5 kg de sulfato de cobre como medida de proteção.
Misture bem todos os ingredientes até dissolver completamente. Deixe a solução descansar por algumas horas, mexa novamente e depois aplique.
Alguns jardineiros adicionam seus próprios ingredientes, como um pouco de suco de limão ou pó de camomila seca, o que supostamente ajuda a afugentar os coelhos, que gostam de comer casca no inverno e podem causar danos graves às árvores.
Existe outra receita para a mistura de cal com aditivos protetores e aditivos que aumentam a aderência.
Em 10 litros de água, misture 2,5 kg de cal, 1 kg de argila e 0,5 kg de sulfato de cobre. É bom adicionar 1 colher de sopa de ácido carbólico a essa solução para afastar os roedores.
A mistura resultante é bem misturada e deixada para descansar por várias horas. A solução pronta deve ter uma consistência homogênea e cremosa.
Quando branquear as árvores
O branqueamento é recomendado várias vezes por ano: o principal procedimento para proteger as árvores da cal é protegê-las do frio e do sol da primavera.
É melhor começar em janeiro, antes que as árvores acordem e com elas as pragas.
No verão, repetimos o branqueamento para manter sua eficácia protetora.
Os meses mais perigosos para as árvores são fevereiro e março, quando a casca das árvores é mais frequentemente danificada pelo frio e pelo sol.
Os troncos das árvores sem branqueamento, nos dias de fevereiro, aquecem até + 9 a + 11 °C, levando ao despertar e ao início do fluxo de seiva. À noite, a temperatura pode cair para -10°C, o que leva ao congelamento da seiva e ao aparecimento de rachaduras na casca da árvore.
A casca branqueada reflete
os raios solares devido à sua cor branca, protegendo assim o tronco do superaquecimento e o despertar precoce da planta. Vale ressaltar que a árvore acorda um pouco mais tarde, o que a protegerá das temperaturas negativas da primavera.
Se, por algum motivo, a árvore não foi pintada com a cal no outono, o tratamento deve ser feito no inverno, quando a temperatura permitir.
A pintura de outono pode ser repetida em fevereiro, março e no início de abril. O tratamento de verão é opcional. Repetimos se a camada foi lavada pela chuva. Não o fazemos se foram usados preparativos permanentes para a aplicação.
Preparação da árvore
Antes de aplicar a solução protetora, a árvore precisa ser preparada. Aconselha-se realizar o procedimento em tempo nublado.
Cubra o solo ao redor do tronco com papelão ou pano. Limpe a casca com uma escova dura ou raspador de jardim.
É necessário remover a casca descascada da árvore, limpar feridas que são locais de entrada livre para várias bactérias e infecções, remover musgos e liquens. Embora os últimos, como dizem os jardineiros experientes, não causem danos à árvore, exceto por piorar sua aparência.
A casca deve ser separada em camadas, mas isso deve ser feito com cuidado para não danificar o tecido vivo.
Limpe a casca das árvores adultas, removendo tecido doente e restaurando a vitalidade geral das plantas. Não é recomendado submeter árvores jovens a esse procedimento.
Após a conclusão do trabalho, toda a casca descascada deve ser queimada para evitar a propagação de doenças e microrganismos nocivos para outras plantas.
A próxima etapa de preparação é o tratamento de feridas. Preste atenção à previsão do tempo: não deve chover por alguns dias. Caso contrário, todo o trabalho será em vão.
Existem várias opções de tratamento:
- Preparações contendo cobre para pulverizar a árvore. Os compostos mais comuns são a mistura de Bordeaux líquida e sulfato de cobre.
- Cinza ou uma solução de sabão e cinza, para a qual o sabão em pó e a cinza são diluídos em água, após o que a pulverização é realizada.
Após a conclusão do procedimento, é necessário selar as feridas que permaneceram após a limpeza da casca seca e a remoção dos galhos doentes.
Para esse fim, você pode usar argila ou comprar uma pasta de jardim especial.
Como pintar?
A aplicação da solução preparada começa após a conclusão de todas as atividades preparatórias.
A maioria dos jardineiros usa um pincel, cujo tamanho é escolhido de acordo com o tamanho do tronco.
A solução também pode ser aplicada por pulverização. No entanto, trabalhar com um pincel economiza a solução.
Ao pintar, é necessário observar as seguintes regras:
- Aplique a solução com um pincel macio por tempo suficiente para alcançar lugares de difícil acesso.
- A espessura ideal da camada branca não é superior a 2-3 mm, pois uma camada mais densa seca e se desprende.
- Se a camada se tornar acinzentada após a secagem da solução, o procedimento deve ser repetido.
- Antes de começar a pintar, é bom cavar um pouco o solo ao redor do tronco para que o produto possa ser aplicado alguns centímetros abaixo do nível do solo. Quando a solução estiver seca, recoloque o solo.
- O produto deve ser aplicado com cuidado, não apenas no tronco, mas também nos galhos, cerca de 20-30 cm ou até a metade.
- O trabalho é realizado em clima seco e sem vento para permitir que a solução seque.
Muitos jardineiros, especialmente iniciantes, perguntam se o branqueamento é necessário.
Para esta pergunta, há apenas uma resposta correta – sim, vale a pena.
Isso preparará perfeitamente as árvores para condições adversas e as protegerá de vários impactos da natureza.
Apenas com os cuidados adequados você pode prolongar a vida útil das árvores e obter uma colheita abundante.