Os entusiastas das plantas sabem que há uma série de precauções a serem tomadas para cultivá-las nas melhores condições. Este é o caso das magníficas hortênsias: essas flores bonitas e coloridas conseguem adicionar elegância ao seu jardim e ao seu interior, graças à sua delicadeza e refinamento.
Mas você sabia que para conseguir uma hortênsia exuberante e vigorosa, você precisa usar este conselho totalmente natural à base de vinagre? É absolutamente fácil de aplicar. Aqui estão todos os detalhes.
Vinagre e hortênsias: propriedades
O uso de vinagre nas plantas não é nada novo. Muitos o utilizam por suas maravilhosas propriedades, que repelem insetos e combatem doenças que podem afetar tanto as folhas quanto as raízes. O vinagre também ajuda a prevenir a formação de mofo. Se usado em hortênsias, ele oferece vários benefícios importantes que podem garantir a saúde ótima da planta. O vinagre até pode afetar o pH do solo.
Com um pouco de vinagre, a planta pode se alimentar melhor. No entanto, se usado em excesso, pode ocorrer o efeito oposto. Especialmente se o vinagre utilizado for muito ácido, pode causar danos irreversíveis à planta.
Informações úteis
Se sua hortênsia parecer pálida ou amarela, verifique o solo. Isso ocorre porque a planta tem dificuldade em assimilar o ferro do solo, bem como os nutrientes que ele contém, devido ao pH muito alto. Esse problema muitas vezes depende da água da torneira. Se ela for muito calcária, o pH será muito alcalino. Portanto, é recomendável regar as plantas, como as hortênsias, com água da chuva. A água da torneira pode ser deixada em repouso por um dia antes de regar.
Como usar o vinagre nas hortênsias
O vinagre pode ser usado nas hortênsias misturando-o com água. Para isso, opte por uma colher de sopa para 4 ou 5 litros de água. Após apenas 24 horas, você notará uma cor vibrante na planta. Com o tempo, você verá que ela se tornará forte e saudável. Não exagere no vinagre e verá que os resultados o surpreenderão.