Certamente já ouviu falar que cultivar pepinos e tomates no mesmo estufa é desaconselhável. Segundo essa perspectiva, essas duas culturas são completamente intolerantes uma à outra.
Propagandas
Elas requerem condições distintas e podem infectar-se mutuamente com doenças e pragas. Portanto, é preferível não plantá-las lado a lado no canteiro, muito menos no mesmo estufa.
Pesquisadores em agrotecnologia agrícola acreditam que isso é um mito comum, que não tem nada a ver com fatos.
É possível cultivar pepinos e tomates juntos no mesmo estufa?
Na verdade, não há nada de errado nisso. Pepinos e tomates podem ser cultivados juntos, até mesmo no mesmo estufa.
Paradajky e uhorky podem ser cultivados com sucesso juntos e até mesmo o plantio conjunto traz certas vantagens.
Taxonomicamente, são distantes, o que evita potenciais problemas com pragas. Ambas as plantas têm necessidades de crescimento semelhantes em termos de luz solar, condições do solo e rega. E se o espaço é uma preocupação, cultivá-las juntas economizará espaço.
Potenciais problemas desse tipo de cultivo
Então, por que a crença de que pepinos e tomates não devem estar juntos, especialmente em um estufa?
A teoria diz que o pepino cresce perfeitamente em um ambiente quente e úmido. Tão úmido que quando você entra no estufa em um dia ensolarado, seus óculos ficam embaçados.
Os pepinos são suscetíveis à infestação de ácaros vermelhos, que espalham sua fina rede de seda nas folhas e hastes. E o melhor controle é manter a umidade do ar precisa.
Os tomates, se cultivados no mesmo ecossistema que os pepinos, podem ser mais suscetíveis a doenças, especialmente o mofo cinzento.
Em segundo lugar, há a competição. Ambas as plantas são bastante vorazes, precisam de minerais, água e sol. Se essas necessidades não forem atendidas, elas vão lutar por elas. Nesse caso, os pepinos se sairão melhor.
Soluções
No entanto, esses problemas podem ser facilmente resolvidos. No caso da umidade, uma solução seria reduzir a densidade do plantio de tomates e ventilar regularmente o estufa. É importante que os tomates tenham movimento de ar. Eles devem ser regados pela manhã para secarem à noite.
A solução para o segundo problema é plantar, regar e fertilizar as plantas de forma que não precisem competir por água, acesso à luz e nutrientes.
Também é importante lembrar que enquanto ambas as plantas inicialmente precisam principalmente de nitrogênio, suas necessidades mudam durante o amadurecimento.
Os pepinos precisam ser fertilizados com alto teor de nitrogênio para continuar crescendo e remover o sabor amargo dos frutos. Por outro lado, os tomates precisarão de mais cálcio e, principalmente, potássio para amadurecer os frutos mais rapidamente.