Se suas plantas não estão se saindo bem durante o inverno, você pode estimulá-las com um recurso muito simples.
Plantas de interior nem sempre prosperam em nossas casas durante o inverno como gostaríamos e precisamos. No entanto, para um meio de salvá-las, basta alcançar a gaveta da cozinha. Estamos falando de um ingrediente bastante comum: o açúcar. No entanto, para usá-lo corretamente, você precisa aprender a dosar, caso contrário, pode prejudicar suas plantas em vez de ajudá-las. E com certeza você não gostaria disso.
Por que dar açúcar às plantas
Adicionar açúcar às plantas melhora a flora microbiana do solo, o que, a longo prazo, é benéfico para as plantas. No entanto, a chave para usar o açúcar é a moderação, pois o excesso pode prejudicar a saúde de suas plantas. Então, como fazer isso da maneira certa? Definitivamente, não confie apenas nele como o único recurso para a vitalidade de suas plantas de interior.
Para garantir que as plantas absorvam completamente os nutrientes básicos encontrados no substrato, é muito importante que esse meio de cultivo seja rico em micróbios do solo. Isso inclui principalmente bactérias e fungos, que atuam como intermediários muito eficazes na mineralização de formas orgânicas de nitrogênio, fósforo e potássio. Isso ajuda as plantas a se nutrirem melhor e também potencialmente a limitar ou prevenir várias doenças.
Como usar açúcar em plantas de interior
Se você trouxer uma nova planta de interior para casa, primeiro precisará replantá-la. E é neste momento que você pode adicionar de 1 a 2 colheres de sopa de açúcar sob as raízes da planta transplantada. No entanto, você também pode fertilizar suas plantas de interior com açúcar, mesmo que não esteja replantando-as no momento. Como fazer isso?
Fertilização direta de plantas de interior com açúcar
Polvilhe uma colher de chá de açúcar na superfície do substrato da planta (realmente, uma colher de chá é mais do que suficiente para um vaso de tamanho médio) e, em seguida, regue sua planta com água limpa. Repita esta fertilização uma vez por mês, no máximo três vezes seguidas.
Fertilização com comprimido de glicose
No entanto, você também pode dissolver um comprimido de glicose em um litro de água ou usar 1 ml de 40% de glicose na mesma quantidade de água. Use este fertilizante como rega no mesmo esquema que a fertilização comum com açúcar.
Como saber se uma planta precisa de açúcar
E quando começar a usar esse fertilizante em plantas? Observe cuidadosamente os sinais de vitalidade delas e aja de acordo. Principalmente em situações em que:
- A planta está murchando,
- Você observa amarelamento das folhas,
- As plantas estão sofrendo com ressecamento e queda de folhas,
- Você observa morte e queda de botões e flores.
Uma combinação de açúcar com fermento pode ajudar suas plantas
No entanto, o fermento também pode ser uma ótima ajuda para suas plantas, pois é uma fonte valiosa de proteínas e vitaminas. Contém principalmente vitaminas do complexo B – vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina) – e não podemos deixar de mencionar o alto teor de cromo. E como usar o fermento?
- Pegue 17 g de fermento seco (ou 50 g de fermento fresco),
- 50 ml de leite integral,
- 1 colher de sopa de açúcar
- e litros de água.
Dissolva o fermento no leite e adicione o açúcar. Em seguida, dilua este fertilizante com água. Em seguida, use-o imediatamente como rega para suas plantas de interior (repetindo no máximo uma vez por mês).