Orquídeas, como cultivá-las sem raízes na água: elas recuperam imediatamente

É possível cultivar uma orquídea sem raízes? Este é o método que deves seguir para revivê-la e fazê-la florescer novamente. Definitivamente, não deves descartá-la.

As orquídeas são plantas que, embora não exijam muitos cuidados, requerem atenção específica para garantir o seu florescimento saudável como planta ornamental em casa. Compromete-te a seguir os pequenos segredos necessários para ter uma orquídea robusta e florífera.

Primeiramente, a localização, a temperatura e a luz solar são cruciais. Assim, é aconselhável posicionar a orquídea numa área da casa sem correntes de ar ou radiadores. Em seguida, recomenda-se uma temperatura em torno de 20°C e, por último, uma luz que não incida diretamente sobre o sol.

Orquídeas – como proceder quando não têm raízes
Além disso, a rega é vital; a planta deve estar sempre húmida, não seca e nem encharcada. Se não seguir estes passos, a planta pode sofrer consequências, como queda de flores, amarelecimento das folhas e raízes podres que precisam ser cortadas. Vamos abordar este último caso, ou seja, cultivar uma orquídea sem raízes.

Aqui está o que deves fazer se tiveres uma orquídea sem raízes
Se a tua orquídea tiver raízes podres, é melhor cortá-las do que deixá-las lá. Para tal, retira a orquídea do vaso e corta todas as raízes danificadas com uma tesoura. Se precisares de removê-las todas, não hesites em fazê-lo. Na verdade, há uma maneira de fazer com que cresçam novamente raízes completamente saudáveis, e vamos ver como.

Após cortares completamente as raízes, remove também todos os ramos e corta a base onde as raízes estão bem fixadas. Neste ponto, podes polvilhar a área com açafrão ou canela para desinfetar e evitar o aparecimento de mofo.

Para realizar o procedimento, irás além do convencional. Normalmente, as raízes são regadas, mas desta vez regaremos as folhas. Basta pegar num copo completamente transparente, pois é necessário deixar passar a luz, e colocar as folhas nele com cerca de 4 ou 5 centímetros de água. Para evitar que a raiz caia, usa um palito como suporte.

Neste ponto, só precisas esperar. Nos primeiros 15 dias, verás pequenos inchaços, o que significa que o método está a funcionar. Em 3 ou 4 meses, começarás a ver raízes com alguns centímetros de comprimento. Lembra-te sempre de adicionar água quando esta se esgotar no recipiente.

Deixe um comentário