Prepare-se para a próxima época de jardinagem! Pode semear estas plantas já em JANEIRO, por isso prepare-se

Após o término da temporada de Natal, todo jardineiro ávido começa a planejar seu jardim. Agora mesmo, você pode começar a cultivar mudas de algumas plantas. Quais são elas?

Para evitar o tédio em casa, você pode começar a germinar sementes. Janeiro é um momento adequado para algumas plantas, pois não precisam mais crescer.

Outras têm um período de desenvolvimento particularmente longo, então, se quiser desfrutar de suas flores favoritas em maio, é preciso começar a cultivá-las com antecedência suficiente.

Janeiro também é um momento ideal para os jardineiros iniciantes e inexperientes. Começar cedo permite tempo para experimentar e cometer erros.

Quais plantas podem ser semeadas em janeiro?

Plantas anuais e bianuais

Para essas plantas, destaca-se especialmente a eustoma de folhas grandes (lisianthus). Os brotos aparecem após 2 semanas, mas se desenvolvem muito lentamente. O período do plantio à floração pode durar até 200 dias.

A planta não precisa de luz e pode ser transplantada para o solo somente após o risco de geadas noturnas em maio ou até mesmo em junho.

Portanto, se você quiser ter este exemplar único em seu jardim, precisa plantá-lo agora.

Da mesma forma, é possível semear petúnias, verbena, begônias, heliotrópio, lobelia, sálvia, aubrieta, tagetes, entre outros… Quando você transplanta as mudas para o solo ou para vasos, elas já estarão florescendo ou prestes a florir. É muito tentador ver seu jardim florescer em questão de dias!

Em janeiro, você também pode semear ervilhas, se tiver condições para garantir a temperatura adequada para a germinação, que é de 12-13 graus Celsius.

O papoula-da-sibéria é uma planta bienal, mas se brotar em janeiro, florescerá ainda nesta temporada.

Plantas ornamentais perenes

Agora é um bom momento para semear a maioria das plantas ornamentais perenes, pois quase todas têm um desenvolvimento lento. Para que cresçam arbustos robustos na primavera e se enraízem no solo aberto, a semeadura deve ser feita já em janeiro.

Isso inclui astilbes, hóstias, begônias, lavandas, espécies híbridas de delphinium, gerânios, rudbeckias, campânulas dos Cárpatos, entre outros.

No final do inverno, semeiam-se sementes de todas as árvores e arbustos ornamentais, incluindo coníferas, se decidirmos cultivá-las a partir de sementes.

Neste caso, as sementes terão tempo para germinar e as mudas ficarão mais fortes antes da chegada da primavera e do transplante para o solo.

Vegetais e ervas

Em janeiro, você pode semear salsa, cebolinha ou endro. Assim, você poderá usá-los algumas semanas depois.

Em janeiro, também podemos semear manjericão, que posteriormente pode ser transplantado para o solo.

No entanto, existem variedades precoces, chamadas de “de dias curtos”, que crescem antes do início do calor da primavera.

Por exemplo, o espinafre pode brotar a uma temperatura de 2-3 graus, e a essa temperatura pode ser semeado ao ar livre. Estará pronto para consumo já em março.

Os rabanetes podem ser semeados sob cobertura ou em estufas.

Para mudas robustas, semeamos alho-poró e aipo, variedades precoces de repolho, alface, couve-flor, beterraba, alcachofra ou feijão no final de janeiro.

No final de janeiro, também semeamos pimentões e berinjelas, que demoram para crescer, então você pode processá-los já em julho.

Flores de bulbo

Se o solo não estiver congelado e você não fez isso no outono, pode plantar bulbos de narcisos, jacintos ou tulipas.

Muito dependerá da condição dos bulbos, mas há uma chance de que floresçam, embora um pouco mais tarde.

O que você precisa lembrar ao semear sementes em janeiro?

Estratificação de sementes

Algumas plantas requerem estratificação de sementes antes da semeadura – mantê-las em um local frio e úmido por um certo período. Os prazos variam de 2 semanas para o delphinium ou verbena a 1,5 meses para os lírios e papoulas e até 6 meses para árvores. É necessário determinar antecipadamente se isso é necessário para uma cultura específica.

Iluminação

Em janeiro, o comprimento do dia está aumentando, mas ainda é insuficiente. Além disso, o tempo nos meses de inverno geralmente é nublado, então as semeaduras precoces devem ser iluminadas para estender o número de horas de luz para 12. As lâmpadas de crescimento são as mais adequadas para isso e devem ser ligadas durante o dia também.

Mergulho de sementes

Para garantir uma boa germinação, as sementes devem ser embebidas 3 dias antes da semeadura. As sementes grandes e médias podem ser embrulhadas em um pano e colocadas em um recipiente com água ou solução estimulante.

As sementes pequenas devem ser espalhadas sobre um papel absorvente, umedecidas com um estimulador e, em seguida, transferidas diretamente para o vaso. Após algum tempo, o papel se dissolverá na terra e não prejudicará as plantas.

Substrato

Para as culturas de estação mais curta, é necessário fornecer um solo adequado adaptado à cultura, bem como fertilização precoce durante todo o período de semeadura.

Além disso, essas plantas ficarão em ambientes internos por um tempo relativamente longo e, no inverno, a umidade do ar geralmente é muito baixa. Portanto, você precisa cuidar da umidade adequada com antecedência: instale um umidificador ou cubra os radiadores com toalhas úmidas.

Recipientes para cultivo

Os vasos e recipientes de viveiro devem ser bem limpos e desinfetados

para evitar a presença de patógenos.

Eles devem ser colocados em locais o mais claros possível, com temperatura constante e sem correntes de ar.

Também é importante lembrar que muitas das plantas serão mantidas em vasos por um período relativamente longo até que o risco de geada passe. Portanto, você precisa ter condições e espaço onde possam ser movidos para longe da janela.

Boa sorte!

Deixe um comentário