Cuidar de plantas de interior, especialmente nos meses de inverno, pode ser desafiador. O ar seco causado pelo aquecimento central em nossas casas pode ser prejudicial para elas. Muitas vezes, ocorre um paradoxo: a camada superior do solo no vaso parece seca, nos levando a regar as plantas excessivamente, enquanto as raízes podem estar retendo água e enfrentando problemas.
Como regar plantas de interior no inverno
Parte dos problemas pode ser causada por nós mesmos. Às vezes, esquecemos que as plantas que crescem lentamente ou estão dormentes precisam de muito menos água durante os meses de inverno do que no verão. O mesmo vale para a adubação. Mesmo as plantas mais resistentes podem ser afetadas pelo excesso de rega e nutrientes no inverno. Portanto, é necessário criar condições que atendam às necessidades da planta em cada estação, dependendo das condições de luz e temperatura.
Como cuidar de plantas de interior no inverno
Comece pelo posicionamento correto. As plantas que precisam de luz devem ser colocadas perto da janela mais ensolarada da casa, sem obstruir as menores. As espécies que entram em dormência devem ser colocadas em locais frescos, como porões ou varandas envidraçadas. A luz adequada é fundamental para um inverno bem-sucedido.
Outro problema é o ar muito seco em ambientes aquecidos, que pode fazer com que as pontas das folhas sequem rapidamente. Por isso, use um umidificador pelo menos uma ou duas vezes por semana para ajudar as plantas. Além disso, tenha cuidado com as correntes de ar ao ventilar o ambiente. Mesmo as plantas mais resistentes podem sofrer com o vento frio e choque térmico no inverno.
Como identificar plantas encharcadas
Embora seja necessário regar com moderação, nem sempre entendemos isso corretamente, o que pode levar ao excesso de rega e problemas para as plantas. Como identificar os sinais perigosos? Basta observar alguns sintomas óbvios que não podem ser ignorados.
O meio de plantio está completamente encharcado de água;
As folhas estão amareladas e, às vezes, até murchas;
Se os sintomas forem leves, ainda é possível salvar a planta de forma simples. Como? Primeiro, coloque a planta em um local ensolarado e interrompa a rega. Faça isso até que o meio de plantio esteja completamente seco. Isso é muito importante, pois as raízes podem se afogar em água parada. No entanto, se o substrato estiver completamente úmido e as raízes das plantas estiverem marrons (ou até mesmo pretas) e macias, isso significa que a decomposição já avançou e os métodos tradicionais podem não ser suficientes.
Como salvar plantas encharcadas
Nesse caso, simplesmente deixar a planta secar não será suficiente; o transplante rápido para um substrato seco é necessário. Durante esse processo, remova todas as partes mortas e podres da planta e trate todos os cortes com fungicida (em caso de emergência, carvão vegetal, canela ou cinzas de madeira também servem). Por alguns dias, reduza a rega e, em vez disso, borrife as folhas com água morna algumas vezes ao dia.
Bons conselhos para salvar plantas de interior
Se você deixa o substrato secar, nunca o faça sobre um aquecedor ou em um local onde haja corrente de ar. Tudo deve ser confortável para a planta e sem risco de mais danos. Sempre use substrato fresco, mas isso não necessariamente se aplica ao vaso. No entanto, para garantia, sempre desinfete-o com vinagre ou fungicidas comerciais para evitar a transferência de patógenos. Você também pode usar grânulos de argila – basta colocar essas pequenas bolinhas coloridas na superfície do solo.
E como eles funcionam? Se o substrato estiver muito úmido, os grânulos de argila absorverão o excesso de umidade e, posteriormente, liberarão. E se você quiser ter certeza de que está regando a planta no momento certo, use uma vareta de madeira. Se você a retirar da terra suja, sua planta ainda tem água suficiente e pode esperar mais 1-2 dias antes de regar. Isso evita a situação em que o substrato parece seco à primeira vista, mas as raízes ainda estão retendo umidade.