O louro, conhecido como folha de louro, é uma erva muito popular. Botanicamente, é uma folha seca da árvore nobre do louro (Laurus nobilis), que é amplamente encontrado no Mediterrâneo na forma de arbusto ou árvore de pequeno porte. Embora, em condições ideais, possa crescer até 8 metros de altura, em nosso clima geralmente atinge um terço desse tamanho. Mesmo assim, é possível cultivar um grande arbusto aromático em um parapeito.
O louro é uma planta perene. Suas folhas são ovais ou elípticas, com a parte superior geralmente de cor verde-escura. Em março e abril, pequenas flores amarelas aparecem nos galhos mais antigos, em grande quantidade. Essa planta chegou à Europa da Ásia Menor e foi muito valorizada desde a antiguidade. Por exemplo, os gregos e romanos adornavam as cabeças dos vencedores e figuras importantes com coroas de louro.
Para garantir a satisfação do louro no parapeito, é necessário fornecer as condições corretas. O primeiro truque é escolher o local adequado. Como é originário do Mediterrâneo, precisa de uma posição ensolarada. Até o final de agosto, é apropriado deixar o louro do lado de fora, mas com as primeiras noites mais frias, é necessário levá-lo para dentro. Esta planta é muito sensível a temperaturas baixas e pode facilmente pegar um resfriado ou até mesmo congelar. E como cultivá-lo durante o inverno? No inverno, ele vai se dar melhor em um parapeito ensolarado em um cômodo com temperatura mais baixa.
Outro truque é borrifar água – o louro adora isso, e especialmente durante o verão, é bom borrifá-lo várias vezes ao dia (principalmente de manhã e à noite). Por outro lado, a rega não precisa ser aplicada com muita frequência, mas durante o verão, com temperaturas mais altas, é necessário verificar regularmente a umidade do substrato e ficar atento ao ressecamento. E em que plantar o louro? Ele não é exigente quanto ao substrato e crescerá muito bem em qualquer solo de jardim universal.
Esta planta gosta muito de poda. Portanto, é possível tanto quebrar folhas individuais para preparar alimentos (mas só faça isso em plantas com mais de três anos), quanto cortar ramos inteiros (e armazenar assim as folhas de louro no freezer, por exemplo). Ele é tão resistente e bem ramificado que você pode facilmente dar a ele a forma de um bonsai. Uma árvore ou arbusto ralo deve ser podado sempre no final do inverno. No entanto, se cresceu muito durante o verão e simplesmente não couber em seu abrigo de inverno, você pode fazer isso na primavera.
No entanto, é necessário prestar atenção aos insetos. O louro pode ser atacado principalmente por cochonilhas. O spray deve ser usado assim que os primeiros sinais de infestação aparecerem e repetido conforme necessário. Isolando imediatamente a planta afetada – outras flores da casa podem ser infectadas por ela. Se se trata de doenças, você não precisa se preocupar muito – esta planta é bastante resistente e raramente adoece. No entanto, você deve fertilizá-la regularmente para garantir que tenha nutrientes suficientes e possa resistir aos patógenos de forma confiável.