Quem não cultiva aljava em casa, rouba a sua saúde: com a erva-das-palmeiras vão os melhores purificadores de ar naturais

Se você cultiva um antúrio em casa, também conhecido como toulitka, deve saber que ele não oferece apenas uma aparência bonita. Ele também pode ser uma fonte de benefícios para a saúde.

O antúrio, popularmente conhecido como toulitka, é notável principalmente por suas flores coloridas (que podem variar do vermelho ao rosa e ao branco) e suas folhas verdes brilhantes, em formato que lembra um coração. No entanto, se você o cultiva em casa, deve saber que não serve apenas como adorno. Na verdade, suas folhas atuam como um filtro capaz de livrar sua casa de substâncias perigosas, especialmente mofo e seus toxinas.

Para cultivar um antúrio em casa, é necessário criar um ambiente adequado. Originário de climas tropicais, ele se sentirá melhor em um ambiente quente e úmido. A temperatura ideal para o cultivo é entre 20 e 28 °C, e é necessário garantir uma umidade relativa do ar de pelo menos 50%. Se o ar ao redor da planta estiver muito seco (por exemplo, durante o inverno devido ao aquecimento), temporariamente abaixar a temperatura do ambiente pode ser uma solução. No entanto, lembre-se de que nunca deve ser inferior a 14 graus Celsius.

Você também pode umidificar manualmente o ambiente, mas evite molhar as flores (cubra-as, por exemplo, com papel), pois a umidade pode danificá-las e causar manchas marrons e posteriormente pretas. O vaso de flores pode ser colocado acima de um recipiente com água ou em uma camada de pedras úmidas. Para a umidificação, recomenda-se usar exclusivamente água da chuva, que evita o depósito de minerais duros nas folhas, o que pode ser perigoso em grande quantidade para as plantas.

A toulitka precisa de um local bem iluminado, mas não diretamente exposto ao sol. Se houver falta de luz, a floração dessas plantas enfraquece ou até mesmo não ocorre. Assim, as espécies com folhas decorativas podem ser colocadas longe da janela, pois a floração não é muito esperada nelas (as flores são pequenas, discretas e não decorativas).

Se cultivar o antúrio corretamente, poderá rapidamente desfrutar de um ambiente muito mais saudável nos cômodos que habita. Se a planta estiver saudável, crescerá ativamente e absorverá substâncias do ambiente ao seu redor. Suas folhas absorvem muitas toxinas do ar, especialmente aquelas provenientes de fungos. O antúrio então metaboliza essas substâncias, usando-as como alimento para as bactérias que vivem em suas raízes. Assim, todas as substâncias perigosas são transformadas em metabólitos completamente inofensivos.

Além do antúrio, há outras plantas que também podem lidar muito bem com diversas substâncias nocivas. Você pode optar por outras espécies vegetais, como lavanda, dracena marginata, lírio-da-paz, aloe vera, entre outras, para melhorar a qualidade do ar em sua casa.

Deixe um comentário